terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre Aventuras Sensoriais de uma mãe...


Participo de um grupo de apoio a pais de autistas e percebo a falta de material que apoie as famílias e as crianças do TEA. Por esse motivo, estou escrevendo a autobiografia intitulada: Aventuras Sensoriais de uma Mãe, onde relato nossas inquietudes com relação às diferenças que nosso filho tinha em relação às outras crianças e a nossa busca por um laudo.                 

                          O laudo

O mundo sensorial é mesmo surpreendente. Ele está aqui ao nosso redor, diariamente nos bombardeando de sons, cheiros, sabores e toques. Porém, com o tempo nos acostumamos tanto a isso que nem percebemos mais.
No meu caso, eu comecei a notar verdadeiramente as aventuras sensoriais diárias a partir de um certo dia que recebi uma folha de papel em mãos com uma frase esquisita: Transtorno do Espectro Autista. Era o laudo médico do meu filho Henrique, na época com cinco anos.
A partir desse dia, compramos a passagem só de ida para esse novo mundo: o mundo sensorial. Precisávamos aprender mais sobre ele, pois eram essas alterações sensoriais que faziam meu precioso filho ficar tantas vezes perturbado e agir de forma diferente das outras crianças.
Nossa busca por um laudo surgiu aparentemente de forma repentina, logo depois de passarmos um final de ano na praia. Porém, ela foi fruto de cinco anos de angústias silenciosas.
Naquele fim de ano nós ficamos hospedados na casa de praia de uma cunhada. Henrique tinha feito cinco anos e seu irmãozinho Daniel estava com sete meses.
Aquele fim de ano tivemos algumas amostras de que nosso Henrique tinha alterações sensoriais, embora não soubesses utilizar esse tipo de expressão ainda. Usávamos as palavras: diferente, estranho, esquisito... E tivemos medo... Muito medo.

Tudo que é desconhecido dá medo. E eu tive. Aquele verão foi muito difícil para mim. Eu tentava entender por que meu menino não aceitava tirar a camisa e as meias nem no dia mais quente do ano. Queria compreender por que o barulho da música e das pessoas que estavam hospedadas na mesma casa que nós estávamos parecia deixar ele perturbado. Tentava não me assustar ao ver ele chorando desesperado simplesmente porque colocou os pés na areia...
Tem vezes que os dias seguem a ordem natural e vem um de cada vez... Naquele verão, parecia que eu era acometida por vários dias ao mesmo tempo...

Você já viveu isso alguma vez? Quando sua mente está tão confusa que você é obrigado a tomar uma decisão para não enlouquecer? Foi mais ou menos assim nossa busca pelo laudo do nosso querido filho. E pode ter certeza, o laudo foi a melhor coisa que aconteceu para o Henrique e para toda nossa família.

Um comentário:

  1. Nossa Carol, que angústia!! Se os adultos sofrem com todas estas mudanças e descobertas, imaginem as crianças. Muito importante seu relato e tenho certeza que ajudará muitas pessoas que estão na mesma situação e aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o Autismo. Beijos linda

    ResponderExcluir