quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Posicionamento a partir do laudo...




A partir do momento em que você recebe um laudo como o que nós recebemos, três possibilidades se colocam na sua frente: a primeira e mais tentadora é negar, afinal, pode ser que não... A segunda é se apavorar e imaginar o pior, se culpando desde o ácido fólico tomado na gestação até a falta de estímulo que poderia ser o motivo daquilo ser o que é... A terceira possibilidade é entender e arregaçar as mangas para fazer o melhor para seu filho. Nós dois abraçamos a terceira. 

Ainda assim, percebo muita resistência de pessoas ao nosso entorno para aceitar o laudo. E sei que tem bastante gente que não vai aceitar nunca. Certamente se eu desse ouvidos para essas pessoas, como dei por bastante tempo, eu não teria recebido o laudo do Henrique.

E isso é o contrário de bom. É muito triste uma criança enfrentar lutas contra si mesma e contra seu próprio sistema sensorial diariamente e os pais não enxergarem, ou não aceitarem que há algo diferente ali.

O diferente não é ruim. Ele é só o que é: diferente. Todos o somos, sim, mas quando falamos de uma criança pequena, é importante que essa diferença seja compreendida e detectada para que ela possa desenvolver todas as potencialidades que possui. Que vão além do “típico” ou do “atípico”. 

As potencialidades que meu filho possui são gigantescas. As dificuldades de organização sensorial poderiam limitar elas. Mas agora que temos o laudo e os profissionais certos do lado, não precisamos temer o futuro. Não mais

Compartilho novamente (ou ineditamente para quem ainda não teve a oportunidade de assistir) o vídeo que meu marido e eu criamos para mostrar aos nossos familiares as características da Síndrome de Asperger. Esse vídeo foi postado em redes sociais pois queríamos que mais pessoas tivessem acesso a essas informações. Isso foi muito bom, sendo que alguns profissionais me contactaram na época pedindo autorização para passar em reuniões de professores e pais... Acredito que a informação deve ser compartilhada e disseminada, por isso, concordei.

https://www.youtube.com/watch?v=OI6c7BGWLd0

Nenhum comentário:

Postar um comentário