terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre as Aventuras Sensoriais de Théo


Proposta Literária: Aventuras Sensoriais de Théo

Théo tem seis anos e é um menino lindo, loiro, olhos castanho-esverdeados, pele branca e sorriso meigo. É inteligente, curioso, conversador... E autista. Théo tem autismo nível um, antigamente nomeado Síndrome de Asperger.
O mundo sensorial é muito aflorado na vida de Théo. Os cheiros, as cores, o tato, os sabores... Tudo ele sente mais do que os outros. Sua visão acerca do mundo também é diferenciada, ele tem dificuldade em fazer amigos e se enturmar com seus pares.
Théo precisa que as coisas tenham estrutura, rotina. Não lida bem com mudanças imprevisíveis e desorganizadas. Se uma promessa foi feita a ele, ela precisa ser cumprida, caso contrário ele se desregula.
Théo existe em milhares de lares brasileiros, inclusive no meu, com vários nomes. O meu Théo se chama Henrique e nos ensina coisas novas todos os dias.
Com o objetivo de ajudar tantas outras famílias e educadores a lidarem com as dificuldades que as crianças do Transtorno do Espectro Autista apresentam, surgiu a proposta dessa coleção de livros.
Trata-se de histórias infantis, contadas de maneira informal, mas que apresentam várias situações que afligem as crianças como Théo.
Ao final de cada história há uma parte direcionada exclusivamente aos pais e educadores, explicando questões relevantes que a alteração sensorial pode ocasionar e dando dicas para auxiliar as crianças nos momentos de crise.
Os livros podem ser lidos para as crianças com autismo e as que convivem com ela, para dessa forma gerar a empatia e compreensão acerca das dificuldades que seu colega/irmão/primo autista possui e sua visão diferenciada do mundo que nos cerca.

            O projeto inicial visa lançar quatro volumes, contendo histórias variadas das vivências do personagem ao lidar com inquietudes do mundo sensorial, social e emocional: Um dia na praia, a chegada de um irmão, a morte do vovô e fazendo novos amigos. Essas histórias são baseadas em vivências reais que meu filho teve no decorrer de sua vida. 
               Se você também tem um Théo na sua casa, escreva para mim as aventuras sensoriais ou emocionais que viveram juntos. Será um prazer ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário