sábado, 12 de novembro de 2016

Aventuras sensoriais na Festa das Flores



Hoje fizemos uma visita a Festa das Flores, na Expoville. Foi uma verdadeira aventura no mundo sensorial. Logo ao subir a rampa nos deliciamos com as imagens de doces gigantescos por todo o percurso. Henrique amou cada um deles, se atentando a detalhes que eu não tinha nem reparado.
Em seguida, na entrada na festa, uma fonte linda e colorida, seguindo por outros elementos como a casa de João e Maria, do biscoito de gengibre e jardins cheios de flores.
Percebi que o Henrique se encantou com a festa, isso porque antes de entrarmos ele estava contrariado, dizendo que não queria ver flores. Mas as coisas eram simplesmente encantadoras demais aos sentidos para ele permanecer contrariado.
Chegamos no cobiçado Jardim dos Sentidos, que a mamãe estava mais ansiosa que todos em levar seu rebento. Porém, eu estava bastante preocupada, pois não sabia exatamente o que encontraríamos lá, e se seria uma experiência agradável ao Henrique. Principalmente por envolver a questão sensorial, que ele é bastante sensível. Mas, como diz a Evelise, precisamos proporcionar essas experiências para ele.
 Márcia e João Paulinho também estavam conosco, sendo que JP estava bem animado. Já o Henrique não... a venda preta que a monitora apresentou deixou ele ressabiado e se agarrou nas minhas pernas dizendo que não iria.
Eu particularmente também não sou fã de ser vendada, mas a proposta era aguçar os outros sentidos, por isso, tínhamos que tirar os sapatos e seguir em fila indiana segurando no ombro da pessoa da frente.
Mas o Henrique estava assustado, então decidimos que ele não seria vendado. Assim ele aceitou entrar. Quando entramos eu não achei nada de sensorial no trajeto, a não ser o solo que ia mudando, sendo em alguns pedaços com pedras, outro com grama, areia... Acredito que minha expectativa era superior ao que foi apresentado... Ainda assim, valeu a experiência e fiquei feliz que o Henrique aceitou participar.
A festa das flores foi um passeio interessante e com certeza os meninos aproveitaram. Quando se sai com uma criança do espectro para um lugar assim, os pais precisam estar atentos a cada pequeno detalhe e intervir caso perceba algo que possa vir a desregular o pequeno. Afinal, o som alto, a aglomeração de pessoas, o estímulo visual, olfativo... Tudo pode causar uma sobrecarga sensorial e deixar a criança agitada e nervosa.
Nossos pequenos Aspies Henrique e JP se saíram muito  bem, deixando seus papais orgulhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário